Running e Recursos ergogênicos: estratégia para performance

Setembro 18,2018
A corrida tem ganhado muitos adeptos! As corridas de rua no Brasil viraram uma febre, um vírus do bem! Entretanto é importante o corredor buscar auxílio quanto a alimentação. Independente do seu objetivo, é importante o amador buscar orientação quanto aos treinos e a alimentação. Principalmente, se você tem um objetivo maior de correr os 21km ou 42km. Um nutricionista esportivo deverá ser consultado para adequar a dieta e suplementação aos praticantes. Abaixo listo alguns suplementos que podemos utilizar para melhorar o desempenho.
 
Carboidratos
Todo o corredor que se preze deve incluir os carboidratos na alimentação em todas as situações! Esse nutriente deve ser ingerido no pré, durante e após os treinamentos. No pré treino devemos consumir carboidratos de médio a baixo índice glicêmico, dependendo de quanto tempo antes será a refeição. Durante os treinos, dependendo do tempo, o carboidrato será bem vindo. Na forma de gel ou líquidos.
 
Hipercalóricos
O suplemento é composto por uma mistura de: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Eles tem como objetivo aumentar o aporte calórico da dieta em pequenas porções. Podemos utilizar em atletas magros que necessitam fazer a manutenção de massa muscular ou aumentá-la. Normalmente, utilizo na dieta de maratonistas ou ultramaratonistas.
 
Proteínas
As proteínas são utilizadas para, acelerar a recuperação muscular, ganho de massa muscular e força. Existem aminoácidos, que podem ser utilizados como fontes de energia durante a corrida.
Podemos utilizá-las em vários momentos do dia assim como nos prés e pós treinamentos. Um exemplo para o café da manhã e após treinos a melhor opção são as de digestão rápida e antes do treino e antes de dormir, absorção médio-lenta. Lembrando que a caseína, albumina e a soja são proteínas de absorção média a lenta e o whey de absorção rápida.
 
Os aminoácidos como os BCAA’s, glutamina e argininna ajudam a melhorar a resistência muscular, o sistema imunológico e mantém a massa muscular. São importantes para a recuperação e para aqueles que treinam todos os dias ou tem uma recuperação muscular mais lenta.
Repositores
Os repositores são importantes, pois contém minerais que são perdidos durante o suor. A reposição de minerais e eletrólitos como sódio, potássio, magnésio previnem as cãibras, tonturas e mal estar. Podem ser usados antes, durante e após os treinos e até ao longo do dia também.

Deixe uma resposta