Suplementação em corredores é o tema da nutricionista Caroline Yoshioka

Setembro 19,2018
blog de noticias científicas - nutrição esportiva
O Running Summit´18 contará com a participação da nutricionista Caroline Yoshioka, pós-graduada em nutrição aplicada em exercício físico, mestranda, ex-atleta da seleção brasileira, docente do curso de pós-graduação na UNIP/Albert Einstein e nutricionista de atletas campeões, incluindo Diego Hypólito. Em sua palestra, a doutora abordará sobre a questão da suplementação de nitrato, beta-alanina e aminoácidos para potencializar o desempenho de corredores.
O papel da beta-alanina como suplemento eficiente para a prática esportiva já é elucidado pela literatura. Ela atua como substrato da carnosina, um dos principais contribuintes para o tamponamento de íons de hidrogênio durante exercícios de alta intensidade. Por conta disso, o uso de beta-alanina está rapidamente se tornando um popular auxílio ergogênico no desempenho esportivo, sobretudo, por melhorar a capacidade celular na execução dos exercícios. Para atletas de running é uma estratégia eficiente com objetivo de evitar a fadiga muscular precoce.
O óxido nítrico (NO) é uma molécula sinalizadora gasosa ligada a uma variedade de funções fisiológicas, incluindo a regulação do fluxo sanguíneo, a biogênese mitocondrial, o acoplamento excitação-contração, a manipulação de cálcio, o estresse oxidativo e a reparação do tecido musculoesquelético. É de extrema importância ressaltar que a produção de NO pode ser aumentada pela ingestão de alimentos e suplementos contendo nitrato, um precursor do nitrito que é reduzido a óxido nítrico. Estudos mostram que essa suplementação pode contribuir com a eficácia na performance esportiva devido à vasodilatação induzida pela síntese de NO.
Atletas de running devem manter uma alimentação e suplementação de qualidade, durante treinamentos e provas de competição, em busca de desempenho esportivo e recuperação mais rápida e eficaz.
REFERÊNCIAS
HOBSON, R. et al. Effects of b-alanine supplementation on exercise performance: a meta-analysis. Amino Acids, v. 43, p. 25-37, 2012.
PORCELLI, S. et al. Effects of a Short-Term High-Nitrate Diet on Exercise Performance. Nutrients, v. 8, n. 534, p. 1-12, 2016.

Deixe uma resposta