NE consolida-se como maior congresso de nutrição esportiva do Brasil.

Outubro 11,2018

Realizado em dois dias, #NE2018 contou com público de mais de 1200 congressitas.

 

Consolidado como maior congresso da área no Brasil, o #NE2018 – 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva recebeu, nos últimos dias 5 e 6 de outubro, cerca de 1.600 pessoas por dia no Fecomercio, em São Paulo, sendo 1.200 congressistas, além de lojistas e profissionais da área que visitaram a Expo Internacional de Suplementos & Superfoods, com mais de 60 expositores.

A programação científica foi dividida em 7 módulos “Nutrigenética e Nutrigenômica”, “Nutrição Magistral e Suplementação”, “Plant Based”, “Health & Wellness”, “Training Crossfit & Funcional”, “Running” e “Clinic Experience”, e contou com 15 palestrantes de todo Brasil para ministrar palestras durante os dois dias de congresso.

O evento contou com palestras de nutricionistas, educadores físicos e médicos esportivos. Dentre eles, Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo e consultor médico do UFC Brasil; e Dra. Alessandra Paula Nunes, nutricionista da Equipe de Boxe de Alto Rendimento da Sociedade Esportiva Palmeiras. Direto de Brasília, o nutricionista e educador físico Dr. Marcelo Carvalho, também coordenador científico do NE, e o nutricionista esportivo Dr. Valentim Magalhães.

Outra novidade apresentada foi o módulo Plant Based, com a nutricionista Dra. Alessandra Luglio, referência na área de alimentação vegetariana e sustentabilidade, e o médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, conselheiro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Arena Clinic Experience      

A proposta da Arena Clinic Experience faz parte da campanha #EuPraticoNutriçãoEsportiva, lançada no ano passado, com a ideia de ampliar a consciência e o alcance da nutrição esportiva entre os profissionais da área e o mercado. “A Nutrição Esportiva ainda está muito atrelada somente ao fisiculturismo, que é uma modaliade dentre diversas outras”, destaca Gustavo Negrini, diretor do evento. “Temos muito ainda o que fazer pela nutrição esportiva. O congresso, a feira e a campanha #EuPraticoNutriçãoEsportiva são o que acreditamos para o mercado e para os nutricionistas.”, complementa Negrini.

A  Arena Clinic Experience, localizada no salão de expositores com 50 metros quadrados, recebeu mais de 30 atletas de diferentes modalidades como crossfit, judô, corrida, MMA, ballet clássico.

O espaço recebeu nomes de alto rendimento em diferentes modalidades como os ginastas olímpicos Arthur Nory e Arthur Zaneti, o ciclista paralímpico e medalhista, Lauro César Chaman, a maratonista Esther Paranha, a dançarina de balé clássico Manuela Rios, o lutador de MMA Lucas Mineiro, o para-atleta Ricardo Alex Baptistella, o atleta de crossfit Vinicius Heliodório e o fisiculturista Francisco Pereira. Todos eles compartilharam suas técnicas e rotinas de treino e resultados.

Já no sábado, atletas e os seus nutricionistas da Care Club (Clínica de Medicina Esportiva Integrada) com a coordenação do nutricionista Dr. Humberto Nicastro, compartilharam estratégias nutricionais e desafios do esporte, sob a mentoria dos nutricionistas esportivos.

Neste ano a campanha apresentou casos clínicos, concedeu a interação entre atletas e nutricionistas e consolidou seu projeto em parceria com a equipe de futebol feminino do Corinthians.

Outro projeto que faz parte da campanha #EuPraticoNutriçãoEsportiva, também idealizado pela E4 junto com o Futebol Feminino Profissional do Corinthians, foi apresentado no congresso com um minidocumentário e os casos clínicos dos ateltas.

 O projeto, que completou 14 meses, teve como proposta o atendimento inidividualizado das 24 atletas do time feminino Corinthians, por meio de uma equipe de nutricionistas esportivos com a coordenação do nutricionista Marcelo Carvalho.

São eles: Dr. Marcelo Ferreira,  pós-graduado em Nutrição Esportiva, Nutrição Esportiva Funcional e pós-graduando em Fitoterapia; Dr. Rafael Klosterhoff – pós-graduado em Nutrição e Metabolismo Esportivo, mestre em bioquímica e biologia molecular; Dra. Zilda Abbud, especialista em nutrição funcional, esportiva funcional e fitoterapia, e com vasta experiência no atendimento à atletas; Dra. Andressa Volpe, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pós-graduanda em fitoterapia funcional e mestranda do departamento de biologia química da Unifesp; e a Dra. Pricila Wyrgun, pós-graduada em fisiologia do exercício. Ambos compartilharam 3 casos clínicos das 24 atletas atendidas durantes os últimos 14 meses.

2ª Expo Internacional de Suplementos & Superfoods.

A Expo Internacional de Suplementos & Superfoods, mais um ano, reuniu lançamentos nacionais e internacionais e contou com a presença das melhores marcas do mercado como Performance Science Nutrition, Integralmédica, Naiak, Max Titanium, Nutrata, Essential Nutrition, Mother, Five Diamonds, Vitafor, Almofariz, La Pianezza, Verde Campo e New Millen.

 O objetivo principal da feira é de mostrar ao PDV que a demanda de consumidores pode ser incentivada através da prescrição de nutricionistas, indicando produtos e fidelizando o consumidor final.

Os congressistas e os lojistas conferiram, nos intervalos, as novidades dos expositores como, também, degustaram o #NaturalBreak assinado pela chef Renata Macena e elaborado com ingredientes nutritivos e frutas da época como a cestinha de maracujá com aveia e granola e o bolo de camu camu com farinha de linhaça.

Running Summit’18 conta com participação de médico do Palmeiras

Esta edição trouxe a novidade E4, Running Summit’18, que contou com a presença de palestrantes renomados como o diretor médico da Sociedade Esportiva Palmeiras, Dr. Gustavo Magliocca e, também o fundador e presidente da Fitness Brasil e do Instituto Fitness Brasil, Waldyr Soares, que apresentou sobre o empreendedorismo e as assessorias esportivas no mercado corporativo. Além de Patricia Julianelli, redatora chefe da revista Runner’s Brasil, que compartilhou um Raio-X do corredor brasileiro e do mercado nacional de corrida.

O encontro, que aconteceu no dia 06, com a coordenação científica do Dr. Erico Caperuto, reuniu tópicos da Educação Física e da Nutrição para discussões como provas de corridas, periodização de treinamento, lesões, hidratação, suplementos para corredores, e outras abordagens que auxiliam no acompanhamento de alunos e pacientes.

Realizado simultaneamente ao #NE2018, teve programação voltada aos educadores físicos e nutricionistas, trazendo multidisciplinaridade e temas científicos da corrida.

 

Deixe uma resposta