E4 apresenta os resultados do Nutrição Esportiva Corinthians Futebol Feminino Alto Rendimento no #NE2018

Outubro 15,2018
palestras - nutrição esportiva 2018

Casos clínicos e minidocumentários foram exibidos aos congressitas no #NE2018

 

Depois de 14 meses do início do projeto, idealizado pela E4 para o time profissional de futebol feminino do Corinthians, foi exibido na sala de palestras do #NE2018, três casos clínicos e minidocumentários de 3 das 24 jogadoras que receberam acompanhamento nutricional individualizado.

O projeto se trata de uma parceria que visa levar a nutrição esportiva e personalizar o atendimento de cada jogadora. Para isso, conta com uma comissão científica de cinco nutricionistas esportivos, cordenada pelo nutricionista e educador físico, Dr. Marcelo Carvalho. Fazem parte da equipe:

Dra. Andressa Volpe, Dra. Pricila Wyrgun, Dra. Zilda Abbud, Dr. Marcelo Ferreira e Dr. Rafael Klosterhoff.

Casos clínicos apresentados

 Grazielle Nascimento 

Compartilhado pelos nutricionistas  Dr. Marcelo Ferreira,  pós-graduado em Nutrição Esportiva, Nutrição Esportiva Funcional e pós-graduando em Fitoterapia e  o Dr. Rafael Klosterhoff – pós-graduado em Nutrição e Metabolismo Esportivo, mestre em bioquímica e biologia molecular.

A capitã do time, Grazielle Nascimento, queixava-se de insônia e ansiedade, sintomas fortes na tensão pré-menstrual (TPM) como dores de cabeça, irritabilidade e sonolência. Após as indicações, a atleta obteve melhoras consideráveis tanto na qualidade de vida como no rendimento.

Ellen Bonifácio

O caso da goleira Ellen Bonifácio foi demonstrado pela Dra. Zilda Abbud, especialista em nutrição funcional, esportiva funcional e fitoterapia, e com vasta experiência no atendimento à atletas.   A atleta apresentava sobrepeso, sintomas gastrointestinais, ansiedade, sono leve, dificuldade de concentração e memória ruim. Após as estratégias nutricionais aplicadas, foram percebidas melhoras consideráveis desses fatores, assim como diminuição de percentual de gordura.

 Paula Andressa Santiago

A Dra. Andressa Volpe, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pós-graduanda em fitoterapia funcional e mestranda do departamento de biologia química da Unifesp e a Dra. Pricila Wyrgun, pós-graduada em fisiologia do exercício, compartilharam o caso clínico e o planejamento nutricional a respeito da lateral-direita Paula Andressa Santiago, que queixava-se de ansiedade e insônia, fortes sintomas de TPM, irritabilidade, dificuldade de concentração e dificuldade de ganho de massa muscular. Após o acompanhamento, reparou-se uma evolução na questão do sono, TPM e sintomas de ansiedade, rinite e sinusite. 

#EuPraticoNutriçãoEsportiva

O Projeto Nutrição Esportiva Corinthians Futebol Feminino Alto Rendimento faz parte da campanha “Eu Pratico Nutrição Esportiva”, criada em 2017, que ganhou ainda mais força entre os participantes do congresso neste ano. A ideia é ampliar a consciência e o alcance da nutrição esportiva entre os profissionais da área.

 

Deixe uma resposta